segunda-feira, 8 de junho de 2015

Petrópolis, Búzios e uma nova antologia



Eu sempre ouvi falar que, o melhor da vida é unir o útil ao agradável.

Nesse ano, assim como no ano passado, novamente uma agradável coincidência, aniversário de casamento com o lançamento de mais uma antologia na qual faço parte como uma das autoras.

No ano passado era como um sonho, estar em Milão para lançamento de um livro e depois poder conhecer lugares inesquecíveis da belíssima Itália.


Esse ano, o lançamento seria em Búzios, e como eu sempre tive vontade de conhecer Petrópolis, pensei:

- Por que não aproveitar a oportunidade e dar uma passada pela cidade?

Saímos de São Paulo direto para Petrópolis, chegamos lá no final da tarde, muito cansados,  não é pertinho e não podíamos ficar perdendo muito tempo com paradas, pois iríamos ter pouco tempo para conhecer a cidade.

Chegamos morrendo de fome e logo na entrada vi um local que eu havia lido ser parada obrigatória, a Casa do Alemão, com seu famoso croquete de carne e o sanduíche de linguiça.

É claro que pedimos o carro chefe do local e sinceramente fiquei decepcionada.

O croquete,  não achei nada demais, ainda não entendi o que ele tem de tão especial e diferente de outro que a gente encontra em qualquer boteco de esquina.

O sanduiche de linguiça era um pouco melhor, a linguiça era saborosa, mas era um pão com linguiça dentro e, caso quisesse incrementar com algo, teria que solicitar.

Só uma coisa para acrescentar, meu marido pediu uma cerveja para experimentar, cerveja pilsen imperial e ele gostou bastante.

Saindo de lá fomos para o hotel que ficava no centro, próximo da belíssima Catedral São Pedro de Alcântara. 

Depois de darmos uma descansada, fomos a pé dar um giro pela cidade, começando pela Catedral, cuja construção é em estilo neogótico francês. Muito linda!

Demos uma bela caminhada pelas ruas arborizadas e praças da cidade e claro, terminamos a noite numa deliciosa cantina italiana.

No outro dia, depois de um delicioso café da manhã fomos fazer um tour rápido pela cidade, pois tínhamos que partir viagem para Búzios.


Realmente,  pouquíssimo tempo para conhecer tudo, mas pelo que vi, não precisaria mais de 3 dias na cidade, principalmente se tivesse a intenção de fazer algumas compras, o que não era o caso.

Fomos até o Palácio de Cristal, muito bonito, vale a pena ir até lá tirar umas fotos.



"O Palácio foi um presente do Conde D'Eu à sua esposa, a Princesa Isabel. Foi ali, numa cerimônia realizada em abril de 1888, que a Princesa Isabel conferiu Títulos de Alforria aos 103 últimos escravos em Petrópolis". fonte: NetPetrópolis

De lá fomos conhecer a curiosa casa de Santos Dumont:


"A casa de Santos Dumont em Petrópolis é uma pitoresca residência incrustada em uma localidade íngreme na cidade. Santos Dumont recebeu o convite da Princesa Isabel, de veranear em Petrópolis e ao aceitar o convite, decidiu construir uma casa que atendesse suas necessidades. A rua escolhida é hoje chamada em Petrópolis de Rua do Encanto, mesmo nome dado à casa do aviador.


Para terminar o passeio, fomos num local chamado Trono de Fátima e considero o ponto alto de nossa viagem, um lugar lindo, abençoado e com uma vista magnífica da cidade.
Conheça a história do Trono de Fátima:


“O trono de Fátima foi construído em 1947, como local de oração, através de donativos, festas religiosas e promoções, num trabalho que movimentou toda a comunidade católica de Petrópolis. A cúpula protetora apóia-se em 7 colunas, representando os dons do Espírito Santo. Sobre a cúpula está colocado um anjo com 1m de altura.  A imagem de Nossa Senhora de Fátima foi esculpida na Itália especialmente para o monumento de Petrópolis, mede 3,50m, chegou e ao Brasil em 1951, sendo solenemente entronizada no mês de maio daquele mesmo ano. Na parte inferior do trono há uma capela e sala de ex-votos, onde missas são rezadas todo o dia 13 de cada mês. Do local também é possível ver a bela vista panorâmica da Cidade Imperial”.

Depois desse lugar encantador seguimos viagem para Búzios.

Chegamos na cidade a tarde e mortos de fome pra variar.

Fomos comer algo no Buda Beacho lugar é lindo e a paisagem é inspiradora!  

Com certeza já comecei a me apaixonar, pois estávamos  num dos lugares mais lindos para ver o pôr do sol em Búzios.

Programa delicioso e imperdível!

A noite fomos passear pela famosa Rua das Pedras, uma rua realmente bastante eclética e um charme do início ao fim, unindo moda, arte e gastronomia.


É claro que em comemoração ao nosso aniversário de casamento nada melhor que achar um cantinho que fosse a nossa cara e não é que mais uma daquelas coincidências do Universo isso aconteceu?

Levados pelo som achamos a The House of Rock and Roll, e claro, por ali ficamos apreciando músicas incríveis que certamente fazem parte da trilha musical desses nossos 32 anos de união. Maravilha!!!

No outro dia fomos dar uma turistada pela cidade e realmente em cada canto uma descoberta.

A noite seria o lançamento da II ANTOLOGIA ALAB, organizado pela Oficina do Livro, durante a IV SACI - Semana de Artes e Culturas Internacionais de Búzios.

Porém, antes de irmos para o evento, nós não poderíamos deixar de experimentar o famoso crepe da Rua das Pedras Chez Michou.

Para ser sincera, estava meio cética, depois da decepção do tal croquete de Petrópolis, mas enfim, vamos lá, afinal já estava mesmo na hora de comer alguma coisa.

Genteee, sério, é de comer quase desmaiando, rezando, suplicando para não acabar. 

Ok, exageros à parte, o tal crepe é bom mesmo, imperdível.

E então fomos para o delicioso evento, realizado na praça Santos Dumont, no Centro de Búzios.

Para terminar, gostaria de elevar a Deus e a Minha Mãe Santíssima a minha gratidão por todas as colheitas em minha vida. 
A colheita de meus 32 anos de união ao lado de uma pessoa tão companheira. 
A colheita desses e de tantos outros dias felizes. 
A colheita por meus filhos amados e perfeitos. 
A colheita de poder participar, mais uma vez, como coautora em obras publicadas que ficarão eternizadas.
E finalmente, a grande colheita, que sem dúvidas, é dar Graças a Deus por todas essas e por tantas outras que ainda virão! 
Graças eu dou! Gratidão sempre!
Amém