quarta-feira, 26 de maio de 2010

Encontro com Maria


Fui convidada por uma amiga a participar de um grupo de oração conduzida pelo Pe. Matheus Bernardes, Padre de Schoenstatt.
Fiquei muito feliz em saber que esses encontros não se restringirão única e exclusivamente à oração, mas também à reflexão sobre a pessoa e a missão de Maria.
Aprendemos que dentro da Teologia existe uma matéria chamada Mariologia. E o que é Teologia? Teologia é a aproximação intelectual à fé. A fé deve ser tocada pela razão, assim como a razão deve ser tocada pela fé. Sem razão a fé se transforma em um absurdo e, por outro lado, sem fé a razão se fecha, o ser humano perde seu horizonte e passa a viver trancafiado em um mundo finito e limitado. "A fé permite que a razão se abra à infinidade de Deus". Portanto, fé e razão se exigem mutuamente, não podem subsistir separadas.
A relação mais profunda que todo ser humano possui é a relação materno-filial. Não passamos tanto tempo com uma pessoa como passamos com nossas mães: nove meses em seu ventre. O vínculo com Maria não aparece exclusivamente como carga afetiva: ao nos vincularmos a Maria, ela nos conduz ao seu Filho Jesus Cristo. A fé em Maria não para nela, mas chega até Jesus e até o Deus Trino. A fé em Maria permite que nós sejamos Comunidade, sejamos Igreja.
O grande desafio consiste em fazer com que muitas pessoas se vinculem ainda mais a Maria, além de uma perspectiva sentimentalista, a educadora, a que aprofunda nossos sentimentos e nos faz cristãos mais firmes em nossa fé.

Extraido do texto do Pe. Matheus S. Bernardes, Padres de Schoenstatt


terça-feira, 11 de maio de 2010

Mês das Noivas




Esse mês irei comemorar 27 anos de casamento, isso mesmo, 27 anos e eu tenho o maior orgulho disso. 
Nesse tempo que vivemos, em que isso é tão raro, sinto-me gratificada em poder comemorar tanto tempo ao lado de uma pessoa. 
Constituímos uma família linda, crescemos, batalhamos juntos tudo o que temos, não só bens materiais, mas uma união sólida estruturada na confiança, no carinho, na amizade e na admiração.

Eu, que sou tão devota de Nossa Senhora fiquei sabendo por meio de um site chamado "guia dos curiosos" que maio foi intitulado mês das noivas por influência da Igreja Católica. Isso porque é o mês da Consagração de Maria, mãe de Cristo.
Vou colocar uns modelitos lindos para as minhas amigas nubentes e boa sorte!!!!




domingo, 9 de maio de 2010

Toda Mãe traz os traços de Maria





Ser mãe vem ao encontro da plenitude do ser feminino. Toda mulher é chamada a gerar um novo ser humano, seja física ou espiritualmente. Com Maria, Mãe de Jesus, também foi assim. Ela foi escolhida por Deus para uma gravidez incomum, em que o fruto de seu ventre traria a vida eterna para toda a humanidade. Para isso Nossa Senhora contou com auxílio do Céu, nasceu imaculada, para o propósito divino de ser geradora do Salvador, mas o Pai dotou-a de virtudes naturais que são inerentes ao ser mulher e que, na maior parte dos acontecimentos de sua vida, ela dispôs do que lhe era humano para que o plano do Altíssimo acontecesse.

Desde a Anunciação, em que ela abre mão de seus planos de constituir uma família, até o Pentecostes, evento em que ela está firme e perseverante na oração junto aos apóstolos, o ministério de Jesus é marcado pela presença dela.

Como então separar Maria do ministério do Cristo?

É nesse caminhar junto, dispondo da energia natural ao que é vontade de Deus, que acontece a maternidade espiritual. "Ser mãe é ser Maria na vida dos filhos, que não apenas os traz ao mundo, mas os encaminha para sua missão, indicando o que é nobre, justo e verdadeiro".

O amor do coração materno as impulsiona a estarem sempre presentes na vida dos filhos, não somente de forma física ou tomando-os como propriedades, mas vislumbrando na maternidade de Maria, como educar para o crescimento em estatura, sabedoria e graça diante de Deus e diante dos homens.

O grande milagre da vida realiza-se quando o sopro amoroso da existência, vindo de Deus, perpassa o ser de alguém que se desfaz de si para elevar o pequeno e indefeso até a grandiosidade de sua missão neste mundo.

Se foi tão importante para Nosso Salvador Jesus Cristo ter a presença materna até a vinda do Espírito Santo é porque o amor materno é capaz de apoiar os filhos de forma extraordinária na realização de um desígnio de vida.

Obrigado a todas as mães por serem Maria em nossas vidas!

Um feliz Dia das Mães e abençoado mês de Maria.

Canção Nova