terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Somos realmente privilegiados?

Essa semana foi corrida, colação de grau e baile de formatura de meu filhão.
Dia emocionante, feliz, com aquela pontinha de missão cumprida, pois ainda temos um longo caminho a percorrer.
Mas estou aqui, para contar algo que me chamou a atenção, mais precisamente no dia da colação de grau, que pude apreciar com calma o comportamento das familias ali presentes.
Familias que se reuniram num grupo grande de pessoas, juntos comemoravam e vibravam de alegria aquele momento, percebi que os mais humildes eram os que mais se comoviam. Os formandos que tiveram que dar duro para se formar, pais que orgulhosos festejavam aquele momento, pois muitas vezes pensavam não fossem conseguir pela vida dificil, estavam delirantes pela conquista de conseguir graduar um filho.
A esses pais, aos formandos que tiveram que trabalhar o dia todo para poder pagar a sua faculdade a noite, às familias que se uniram para poder transformar o que parecia um sonho em realidade, eu quero deixar aqui a minha homenagem.
Isso realmente me tocou muito, ver aquelas familias simples com cartazes, cornetas e confetes festejando algo que para nós "os privilegiados" nos vem tão de graça que pensamos - nossa, mas por que eles festejam tanto? afinal, nem é uma USP, UNICAMP, UNIFESP.
Entendi, então, naquele momento, que nada disso importa, o que vale realmente é a realizaçao de um sonho. Muitos pais que não puderam estudar, orgulhosos estavam em poder contar aos amigos que seu filho estava se graduando. Aquela mãe, que muitas vezes pensava, quantas unhas teria que fazer para poder estar ali naquele momento, chorando de emoção ao ver a filha de beca prestando-lhe justa homenagem.
Com essa pessoas eu me emocionei, pais, mães, avós, tios, amigos e até um bebê que, no colo da mãe, a olhava sem entender aquelas lágrimas que escorria em seu rosto.
Quero registrar aqui a minha grande admiração por essas pessoas, eu estava feliz sim, mas me faltava isso - essa grande vibração, essa emoção que estava reservada a eles, a esses heróis de verdade, os verdadeiros privilegiados da noite.

5 comentários:

  1. Isto tudo vem a confirmar o ditado que diz; "Tudo aquilo que é mais difícil, sempre é mais gostoso."

    ResponderExcluir
  2. Isso tudo vem a confirmar o ditado que diz; "A Grama do vizinho NEM SEMPRE é mais verde." rs

    ResponderExcluir
  3. Este seu depoimento nos mostra como é grande a sua sensibilidade e seu coração pois conseguiu o que muitos ali presentes não conseguiram: captar a felicidade dos privilegiados da noite.
    Parabéns!
    Um beijo amiga querida!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns ao querido afilhado, realmente é uma conquista e tanto p/aqueles que se dizem privilegiados como p/ aqueles que têm que dar mais duro. O mais importante é que saibam o que fazer com isso daqui p/ frente. o nosso pais ainda tem muitas desigualdades e a nós um pouco mais afortunados cabe atuar de forma positiva e efetiva onde se necessitar. beijos a todos

    ResponderExcluir
  5. Olá querida, peço perdão pela demora de vim aqui conhecer seu blog. Vi seu recado na minha pagina do Vila de Mulher, e já estou te seguindo.
    E com carinho que ti convido a tbm conhecer o meu blog e a nos seguir tbm.
    Ficarei muito feliz em ter vc por lá particando tbm.

    Atenciosamente:
    Giih.Katrink
    a sua nova leitora ;D

    www.sessaofeminina.com.br

    ResponderExcluir