quarta-feira, 26 de maio de 2010

Encontro com Maria


Fui convidada por uma amiga a participar de um grupo de oração conduzida pelo Pe. Matheus Bernardes, Padre de Schoenstatt.
Fiquei muito feliz em saber que esses encontros não se restringirão única e exclusivamente à oração, mas também à reflexão sobre a pessoa e a missão de Maria.
Aprendemos que dentro da Teologia existe uma matéria chamada Mariologia. E o que é Teologia? Teologia é a aproximação intelectual à fé. A fé deve ser tocada pela razão, assim como a razão deve ser tocada pela fé. Sem razão a fé se transforma em um absurdo e, por outro lado, sem fé a razão se fecha, o ser humano perde seu horizonte e passa a viver trancafiado em um mundo finito e limitado. "A fé permite que a razão se abra à infinidade de Deus". Portanto, fé e razão se exigem mutuamente, não podem subsistir separadas.
A relação mais profunda que todo ser humano possui é a relação materno-filial. Não passamos tanto tempo com uma pessoa como passamos com nossas mães: nove meses em seu ventre. O vínculo com Maria não aparece exclusivamente como carga afetiva: ao nos vincularmos a Maria, ela nos conduz ao seu Filho Jesus Cristo. A fé em Maria não para nela, mas chega até Jesus e até o Deus Trino. A fé em Maria permite que nós sejamos Comunidade, sejamos Igreja.
O grande desafio consiste em fazer com que muitas pessoas se vinculem ainda mais a Maria, além de uma perspectiva sentimentalista, a educadora, a que aprofunda nossos sentimentos e nos faz cristãos mais firmes em nossa fé.

Extraido do texto do Pe. Matheus S. Bernardes, Padres de Schoenstatt


Nenhum comentário:

Postar um comentário