quarta-feira, 14 de abril de 2010

Desapego


Nunca gostei de ficar acumulando coisas que não uso, sempre foi assim, roupas e sapatos que não uso são doados e isso vale também para outras coisas, bolsas, bijouterias, utensílios de casa e por ai vai. Quando me casei, meu marido estranhou um pouco essa minha mania, mas logo se acostumou e a cada "faxina" que vaziamos no armário dele era uma festa.
Tive meus filhos e com eles continuei da mesma forma, doava tudo que não estava mais sendo usado, com exceção guardei alguns brinquedos de grande estimação, tudo claro com a participação deles, nunca tirei um objeto sem que eles estivessem de acordo.
O interessante é que desde adolescente eu gosto de fazer isso, por me fazer bem, por intuição talvez e, depois que comecei a acessar a internet e ler artigos sobre isso, percebi que minha atitude nunca foi errada, ao contrário, acabei de ler que isso nos faz um bem danado, vale a pena experimentar!
Comece agora, sabe aquele vestido curtíssimo de bolinha que você usou na festa de 15 anos da sua prima e que, embora nunca mais vá ser usado, permanece guardado em alguma gaveta do seu armário? Doe, assim mesmo, sem piedade.
Segundo o Feng Shui, a milenar filosofia chinesa do equilíbrio e da harmonia ambiental, guardar coisas que a gente nunca vai usar não é bom, atrapalha o fluxo de energia e pode até fazer a vida estagnar, sob o peso das coisas inúteis. "Precisamos tirar o velho para dar espaço ao novo", ensinam os especialistas. Separe as roupas e sapatos que não servem e doe para entidades ou associações, que poderão aproveitá-las melhor. Existem várias organizações que aceitam doações de roupas e sapatos. Não se culpe, aquilo que não serve para você pode fazer uma outra pessoa feliz!

Um comentário:

  1. Falar sobre o desapego é muito oprtuno. É uma prática essencial para nos darmos conta do real valor das coisas. Além do mais só absorvemos o novo se estivermos vazios, ou melhor, se houver espaço para o novo entrar.
    Além disso nos faz pensar sobre o egoísmo...
    As doações ajudam a tantas pessoas.....
    São tantos os benefícios que vale a pena praticar o deapego.
    Valeu pela postagem do assunto!

    ResponderExcluir