sábado, 16 de fevereiro de 2013

Os Tsunamis da Vida

Essa semana assisti o filme O Impossível, o qual conta a história verídica do tsunami ocorrido no ano de 2004, que devastou a costa asiática, deixando mais de 230 mil mortos e foi inspirado no drama de uma família espanhola que passava férias na Tailândia, Bayon.
Filme bonito, emocionante e realmente essa família foi premiada com algo que poderia se dizer ser impossível de imaginar.

De tudo no filme o que mais me chamou a atenção foi analisar o quanto a vida da gente está por um fio, de repente pode vir um tsunami e tudo mudar!

Cena 1 - O Natal naquele hotel maravilhoso, num lugar paradisíaco.
Cena 2 - Todos felizes saboreando uma ceia maravilhosa e em seguida aquela cena deslumbrante dos balões a noite subindo no céu, simplesmente fantástico!
Cena 3 - No outro dia o casal em questão conversa sobre o futuro, porém o momento não era o ideal para esse tipo de assunto e o marido vai para a piscina brincar com os filhos.
Cena 4 - Desfrutando de um lindo dia, a Mãe numa confortável cadeira à beira da piscina lê despreocupada um livro.
Cena 5 - Algo de estranho acontece e todos se preocupam e ficam intrigados com os sinais da natureza.
Cena 6 - Vem o grande tsunami e tudo muda num instante!

As cenas seguintes mostram a crueldade que podemos ser tratados pela força da natureza.
Tudo ali deixou de existir. O hotel, o luxo, a riqueza e tudo se nivelou.

O que restou foi a força de uma Mãe em busca de socorro e a perseverança do pai que, sem perder a esperança, vai em busca de sua esposa e o filho mais velho que, na hora da tragédia se separaram dele e dos dois filhos caçulas.

Esse filme retrata através desse tsunami que a maior riqueza que possuímos é a nossa família e a importância de permanecer ao lado daqueles que amamos.

O material se foi, os bens, as roupas, as joias, os cristais, as louças, mas o tsunami não consegue levar o que carregamos dentro de nosso peito, o Amor.
A solidariedade dos habitantes daquele lugar, pessoas simples que num ato de plena generosidade ajudaram no socorro das vítimas, vítimas essas que, instantes antes, estavam desfrutando suas vidas com todo "glamour" e talvez até sentindo-se penalizados com os nativos da ilha.

Então veio o tsunami e com ele várias perguntas:

- Quem era quem naquele momento? quem tinha mais dinheiro, poder, carro melhor, casa maior, quem era quem naquele momento?
- Qual era a religião, o partido político, a raça, nacionalidade, o que realmente importava naquele momento?

Os tsunamis acontecem na vida da gente de várias formas, precisamos estar atentos para decifrar a sua mensagem, o que isso significa, o que precisamos aprender e o que fazer, onde precisamos melhorar, no que precisamos mudar e para onde devemos seguir.

Não importa a posição social, o quanto de dinheiro possui, o cargo que ocupa ou a igreja que frequenta.
Quando a Mãe Natureza quer nos mandar um recado tudo zera, nivela, iguala e, por incrível que pareça, aqueles que, num instante anterior nos causou pena pode ser que ali esteja a nossa salvação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário